Goiânia, 03/04/25
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 18/05/2020

Maioria da população não tem anticorpos contra covid-19

Mesmo nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, a proporção da população com anticorpos não supera os 20%


(Foto: Reprodução)

Por Leicilane Tomazini

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta segunda-feira (18) que estudos recentes têm revelado que, mesmo nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, a proporção da população com anticorpos não supera os 20%, sendo que na maior parte dos lugares está em menos de 10%.

Em relação aos desafios impostos aos países pela disseminação da covid-19, Adhanom afirma que a OMS alertou o mundo sobre a gravidade da doença. "Demos o alerta, voltamos a dar em repetidas situações, notificamos os países, emitimos orientações para os profissionais de saúde e, em dez dias, declaramos uma emergência sanitária, que é o nosso nível máximo de alerta, em 30 de janeiro. Naquele momento havia menos de 100 casos e nenhuma morte na China”.

E finalizou: “A pandemia demonstrou que se a humanidade quer que haja desenvolvimento, é necessário investir em saúde. E que a saúde não é nenhum luxo, nem recompensa, nem custo. É uma necessidade, um investimento. "É o caminho para a segurança, a prosperidade e a paz".



Tags: coronavírus anticorpos OMS