SAÚDE · 16/06/2021
Anvisa autoriza que Goiás importe 142 mil vacinas Sputnik V, produzidas pela Rússia
O Governador Ronaldo Caiado explicou que o Governo Federal está abrindo a Estados e empresários a possibilidade de aquisição dos imunizantes
(Foto: Reprodução)
Por Tribuna Livre
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu ao Governo de Goiás a autorização para importação excepcional de 142 mil vacinas Sputnik V, produzidas pela Rússia. O aval da agência foi divulgado na terça-feira (15). O Governador Ronaldo Caiado explicou que o Governo Federal está abrindo a Estados e empresários a possibilidade de aquisição, uma vez que o processo de vacinação avança, conforme as etapas estipuladas pelo Plano Nacional de Imunização.
Entre as obrigações, estão a utilização da vacina apenas na imunização de indivíduos adultos com idade entre 18 e 60 anos, não sendo indicada para gestantes, puérperas, lactantes e indivíduos com comorbidades, entre outras deliberações. Os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após análise laboratorial e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.