SAÚDE · 25/08/2021
Ministro da saúde confirma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70 anos.

Por Miriam Barbosa
O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou nesta quarta-feira que uma terceira dose de reforço da vacina contra Covid-19 começará a ser aplicada no Brasil na segunda quinzena de setembro para pessoas imunossuprimidas e com mais de 70 anos, preferencialmente com os imunizantes da Pfizer.
“A ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses”, disse o ministério em nota. “A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca”, acrescentou.
Em entrevista coletiva, Marcelo Queiroga confirmou que, a partir de setembro, antecipará o intervalo entre a primeira e a segunda doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca das 12 semanas atuais para 8 semanas. Segundo o ministro da Saúde, a redução do intervalo tem por objetivo avançar na aplicação da segunda dose no país.
“Essas decisões foram tomadas em conjunto com Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), representado pelo vice-presidente, o secretario estadual de saúde do estado de Goiás, Ismael Alexandrino Junior e presidente do Conasems, (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) Wilames Freire Bezerra.
O Ministro resaltou que o Brasil é o quinto pais que mais vacinou a população. Resatou o trabalho e esforço conjunto entre do SUS (sistema Único de Saúde) estados e municípios pelo avanço da vacinação no país.
Tags: Ministerio da saúde Marcelo Queiroga SUS Covid-19,Conass Ismael Alexandrino ConasemsWilames Freire Bezerra,
Leia também







