Goiânia, 21/11/24
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 18/09/2021

Padre Bernardo perde João Francisco de Oliveira.

João Francisco é pai de Rute Oliveira, atual chefe de transporte da saúde da prefeitura de Padre Bernardo e da empresária e articuladora política Miriam Barbosa e mais seis filhos.


Por TLG

Faleceu nesta quinta feira 16/09, aos 84 anos, João Francisco de oliveira.  Ele estava internado desde do dia 08/09 no Hospital Regional de Taguatinga - Brasília  após sentir um mal estar em sua residência em Padre Bernardo.

João Francisco era um dos moradores mais antigos da cidade. Nasceu em Manhuaçu (MG), mas veio ainda jovem para Goiás na companhia do irmão.

 Aos 33 anos se casou com Marina de Souza Barbosa, viúva, que já tinha quatro filhos do primeiro casamento, ( Eliza Carlos ,Elizete e Miriam), enfrentando toda ordem de preconceito. Com ela, teve mais quatro filhos, ( Jarbas, Rute, Cristiano e Valeria). 

Foi tropeiro, e sua paixão por mulas, fez dele dono da maior tropa da região de Niquelândia, chegando a ter 48 mulas e burros. O quanto pôde, transportava as colhetas para comercializar nas cidades da região, até que uma peste assolou a fazenda onde vivia e ele teve que se mudar com a família para Padre Bernardo. Mas nunca deixou o chapéu e o rádio portátil que levava sempre consigo para onde fosse. 

Em Padre Bernardo fincou raízes. Trabalhador, fez de tudo um pouco, mesmo morando na cidade, continuou trabalhando em fazendas próximas, porque era fascinado pela vida na roça. Ia de bicicleta e quando podia levada os filhos homens com ele, deixando boas recordações a eles.

 Como empreiteiro e encarregado de obras em Brasília, ajudou muitas famílias de Padre Bernardo com geração de emprego e renda. Negociante nato

comprava caminhões de melancia para revender na cidade e, ia para a Ceasa comprar verduras para a pequena frutaria.

"Para nós, os filhos, foi de uma generosidade ímpar. Desprendido, quando recebia pagamento, fazia a nossa festa, levando quitutes, pão sovado, sacos de balas,  e refrigerantes e não esquecia a rapadura e na geleia de mocotó. Ele trazia muita alegria a nós e aos filhos dos vizinhos." disse a filha caçula, Valeria Oliveira. 

Já quase na terceira idade, seu João trabalhou como guarda noturno no feira municipal e na portaria do Colégio Alfredo Nasser. Sr. João como era conhecido por todos, foi exemplo de honestidade, determinação e carácter.

Por onde ia, por onde passava ou ficava, era tratado com distinção, na sua simplicidade e educação.


Tags: Padre Bernardo Luto João Francisco de Oliveira Filhos Manhuaçu (MG) Saúde Articuladora Política