Goiânia, 18/06/24
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 22/09/2021

Caiado abre barragem de propriedade rural, e diz que não haverá racionamento de água na Região Metropolitana de Goiânia


(Foto: Divulgação)

Por Tribuna Livre

O governador Ronaldo Caiado abriu, nesta quarta-feira (22), a comporta de barragem na Fazenda Amaralina, localizada zona rural de Goiânia, com o objetivo de reequilibrar a disponibilidade de água na Bacia do Rio Meia Ponte, que está com volume próximo ao nível crítico IV, com vazão de 2 mil litros por segundo. “Nós, previamente, fizemos a tarefa de casa, então não vai precisar de rodízio”, destacou.

Sobre a recente falta de água em alguns setores de Goiânia, Caiado enfatizou que houve o rompimento de uma adutora que interliga o Sistema João Leite, o que pode ocorrer ocasionalmente. O presidente da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Ricardo Soavinski, por sua vez, explicou que os sistemas de abastecimento estão, hoje, interligados, por meio de uma adutora de integração entre os Sistemas João Leite e Meia Ponte. Isso permite, para o período de estiagem, uma captação inferior ao que está previsto para o Meia Ponte.

E reforçou: “Quero tranquilizar a população. Todo mundo tem que usar de maneira consciente a água, mas a situação está muito sob controle. Essa abertura da barragem também é planejada”. Soavinski defendeu a regulação do nível da água para garantir qualidade de prestação de serviço, aliada à preservação ambiental. “Ao abrir essa primeira barragem, vai mantendo o nível, ajudando a dar mais regularidade para a vazão do rio e, lógico, a qualidade da água também é muito importante”, explicou.



Tags: