ECONOMIA · 09/02/2022
Governador Ronaldo Caiado lança Cinturão da Moda, na região da 44 em Goiânia.
O programa nasce com o foco na geração de 100 mil postos de trabalho em 30 municípios

Por Tribuna Livre
O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta quarta-feira (9/2), o Cinturão da Moda.
O programa tem como objetivo movimentar a economia goiana a partir da geração de cerca de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios do Estado na indústria da moda, fazendo uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia, para suprir a demanda por mão de obra. “Não enxergo nenhum outro setor que compete com a confecção na capacidade de gerar empregos”, assegurou Caiado.
O programa nasce com o foco na geração de 100 mil postos de trabalho em 30 municípios, fazer de Goiás o líder nacional da produção de moda e, elevar Goiás à liderança nacional na produção de moda, ultrapassando São Paulo.
“Para mim, o setor é o primeiro lugar na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania. Sou entusiasta e vejo como o grande mote da retomada no Estado”, completou o governador durante o evento que reuniu 42 prefeitos e representantes de mais de 100 municípios.
A partir de parcerias do Estado junto a prefeituras, setor empresarial e entidades, pretende-se estabelecer uma logística para capacitar costureiros (as) nos municípios, quando necessário, e aplicar a mão de obra na criação de produtos comercializados na Região da 44, que acabou afetada no período mais crítico da pandemia da Covid-19. Para facilitar a produção, os organizadores prevê abertura de cooperativas e construção de galpões regionais para o desenvolvimento das atividades.
A primeira etap, do programa Cinturão da Moda, funciona como um piloto em Acreúna, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis e Ipameri, mas ampliará o raio de atuação. “É um projeto factível, que vai captar mão de obra em 30 cidades que estão a 150 quilômetros de Goiânia”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, pasta que responde pela iniciativa.
Com faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, a Região da 44 é o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, tem mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada.
O presidente da AER 44 - Associação Empresarial da Região da 44 Chrystiano Câmara, agradeceu o engajamento de Caiado na elaboração do programa.
A AER 44 será uma das responsáveis por articular o funcionamento do Cinturão da Moda. “Faremos a ponte entre as prefeituras, os trabalhadores do interior e nossos lojistas”.
Além da SIC, as secretarias da Retomada; de Desenvolvimento Social (Seds), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e GoiásFomento tambem estão presente contribuindo para o programa Cinturão da Moda.
Participaram do evento deputados federais, estaduais, secretários de estado, prefeitos e vereadores.
Lineu Olímpio de Souza presidente do Ceasa- Central de abastecimento, participou do evento como representante do Arranjo Produtivo Local (APL) de Jaraguá. A Cidade goiana é um dos maiores polos da confecção do estado de Goiás.
Tags: Região da 44 Mega Modas governo de Goiás ,Ronaldo Caiado
Leia também






.jpeg)
