Goiânia, 21/11/24
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 09/11/2022

Governo de Goiás leva ações de saúde a trabalhadores da Ceasa.

Entre os serviços oferecidos, estão verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação contra Covid-19 e Influenza e avaliação para rastreio de câncer de boca. Local recebe cerca de 15 mil pessoas por dia


SES / Interferência Hemerson joca

Por Secretaria de Estado da Saúde


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta quinta-feira (10/11) campanha para chamar a atenção sobre a saúde do homem nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), às margens da BR-153, em Goiânia. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, conhecido pelo enfoque na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas foi ampliada para o cuidado com a saúde de forma geral.


O local recebe por dia cerca de 15 mil pessoas, a maioria homens. São fornecedores de alimentos, compradores e feirantes que poderão, por exemplo, tirar um tempo para verificar a pressão arterial e o nível da glicose na circulação sanguínea, por meio do exame de glicemia. As equipes de saúde vão atender de forma gratuita e sem necessidade de agendamento, das 8 às 13 horas, e também vão disponibilizar testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de vacinação e avaliação bucal.

Doenças cardiovasculares e câncer:

Entre os riscos à saúde do público masculino, as doenças cardiovasculares lideram o ranking de mortes. Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens foram vítimas de doenças do coração. O câncer de próstata também registra alta incidência, devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, foram diagnosticados 65.840 casos de câncer de próstata no Brasil. Em Goiás, no mesmo período, foram registrados 1.921 casos.


Tags: Novembro Azul Governo de Goiás Ronaldo caiado