Goiânia, 28/01/25
Tribuna Livre Goiás
ESPORTE · 21/03/2024

Robinho se entrega na Polícia Federal após Fux, negar o pedido de Habeas Corpus.


Por MIriam Barbosa

O ex jogador da seleção brasileira Robson de Souza, conhecido mundialmente como Robinho, foi preso na tarde dessa segunda feira 21 de março, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux,  negar o pedido de habeas corpus, feito por seus advogados. A defesa do Robinho apresentou o pedido logo após o Superior Tribunal de Justica (STJ), acatar  o pedido de transferência de execução da pena para o Brasil.

Para Fux, o julgamento no STJ não teve nenhuma violação dos direitos do ex-jogador e, portanto, a ordem de prisão deve ser mantida. "Considerados os fundamentos expostos ao longo deste voto, não se vislumbra violação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de normas constitucionais, legais ou de tratados internacionais, caracterizadora de coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente", afirmou o ministro na decisão.

O Caso

Em 2013, o ex jogador de futebol Robinho estava na Boate Sio Cafe, em Milão na Itália, com os amigos,  Rudney Gomes, Clayton Santos, Alexandro da Silva, Fabio Galan e Ricardo Falco onde  foi acusado pelo crime de estupro coletivo contra uma albanesa. Dentre os cinco amigos, somente Robinho e Ricardo Falco foram condenados a 9 anos de reclusão. Os outros 4 amigos não foram julgados e nem condenados mesmos após terem sidos denunciados pelo ministério público italiano. Eles deixaram a Itália durante a investigação e não foram localizados pela justiça.

 Robinho afirmou em entrevistas, que todo contato que teve com a vítima  foi de forma consensual, mas e válido ressaltar que o crime já foi julgado e condenado pela participação dele em todas as instancias na justiça italiana.

A situação teve impacto negativo na carreira de Robinho. Ele teve seu contrato rescindido e o caso continua a ser acompanhado de perto pela mídia e pelo público, enquanto o jogador enfrenta as consequências legais e pessoais dessa controvérsia tendo  desfecho de mais um capítulo  no dia de hoje com sua prisão.


Tags: Robinho Condenação Esporte Polícia Ferderal