CIDADES · 07/05/2024
Polícia Civil e Escola Militar se Unem Contra o Bullying em Padre Bernardo
Inicialmente, a ideia era realizar palestras sobre o trabalho da polícia, buscando aproximar as crianças e adolescentes. No entanto, a necessidade de ações específicas se mostrou premente, levando Alessandra a desenvolver um projeto focado no tema. A delegada foi procurada pelo subtenente Eliézio falando sobre a percepção dos acontecimentos de bullyng no colégio militarizado,com isto começou a parceria.
Hemerson Joca
Palestra sobre bullying em Padre Bernardo
Por Hemerson Joca
A delegada de Polícia Civil de Padre Bernardo, Alessandra Oliveira, está à frente de um projeto que leva palestras sobre bullying para escolas da região. A iniciativa surgiu após a constatação do aumento de casos de bullying registrados na delegacia, e da percepção do Subtenente Eliézio, dentro da escola militarizada, sobre o crescimento preocupante ocorrências de bullying entre os alunos.
O projeto conta com o apoio do próprio Subtenente Eliézio e do Psicólogo Gabriel Luca de Oliveira Angola CRP-01/27327.
Inicialmente, a ideia era realizar palestras sobre o trabalho da polícia, buscando aproximar as crianças e adolescentes da instituição. No entanto, a necessidade de ações específicas contra o bullying se mostrou indispensável, levando a delegada Alessandra desenvolver um projeto focado no tema juntamente com Eliézio.
Link para saber sobre os tipos de bullying: https://www.diferenca.com/tipos-de-bullying/
"Foi um desafio, pois o bullying é um crime recente, com pouca jurisprudência", explica Alessandra.
A policial dedicou a pesquisar e aprofundar no assunto, buscando embasamento para suas apresentações, diante da necessidade de conscientização e educação sobre o tema.
A Delegada pontuou a importância de adaptar a linguagem para o público jovem, considerando que a maioria dos alunos afetados são crianças de 12 a14 anos e adolescentes.
As palestras iniciram na escola militarizada, mas, as escolas particulares já demonstram interesse aumentando a demanda.
Para ampliar o alcance do projeto, Alessandra busca parcerias com outras entidades, como o Conselho Tutelar, Conselho de Segurança e psicólogos. O psicólogo Gabriel Luca já está envolvido na iniciativa, assim como a conselheira Cida, do Conselho Tutelar. Todos serão direcionados para realizar apresentações sobre o tema.
A Delegada destaca o apoio recebido de seus superiores, como o delegado responsável pela 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Águas Lindas de Goiás Dr. Cléber Junio Martins. As Autoridades Policiais reconhecem a importância da atuação da Polícia Civil em questões sociais como o bullying.
Alessandra planeja expandir o projeto para abordar outros temas de interesse dos jovens e da comunidade, fortalecendo a relação entre a polícia e a sociedade. Com sua iniciativa, ela demonstra o papel ativo que a Polícia Civil pode desempenhar na prevenção do bullying e na construção de um ambiente escolar mais seguro, com maior envolvimento na comunidade.