Goiânia, 12/03/25
Tribuna Livre Goiás
ECONOMIA · 13/02/2025

Caiado abre caminho para exportação de feijão biofortificado para a Índia

Em Goiás, Inovação Agrícola Chega à Índia para Combater Desnutrição


Júnior Guimarães

Governador Ronaldo Caiado apresenta vantagens do uso de feijão biofortificado nas políticas de combate à fome

Por Hemerson Joca

Caiado apresentou o feijão-caupi, produzido pela Embrapa Cerrados em Goiás, como uma solução nutritiva para atender às necessidades do programa de segurança alimentar indiano. Diferentemente de outros feijões, o feijão-caupi biofortificado se destaca por sua alta concentração de ferro, zinco e proteínas, oferecendo não apenas saciedade, mas também qualidade de vida para a população.

"Não é apenas encher a barriga da pessoa. É uma condição para garantir qualidade de vida," ressaltou Caiado sobre a importância da tecnologia aplicada na produção desse grão diferenciado.

O interesse indiano no feijão-caupi goiano surgiu em resposta ao programa de segurança alimentar do país, que busca combater a fome e o déficit nutricional de sua vasta população. O Ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, confirmou a necessidade de importar grãos, sinalizando o potencial de mercado para o produto goiano.

Para os produtores de Goiás, essa negociação representa uma oportunidade de expandir seus negócios e agregar valor à sua produção, já que o feijão-caupi biofortificado possui um preço mais atrativo no mercado internacional. Além disso, a política de incentivo fiscal para a importação de alimentos praticada pela Índia torna o negócio ainda mais vantajoso para o estado.

Ao apresentar o potencial de Goiás no setor de leguminosas, o governador Caiado reafirmou o compromisso do Brasil em colaborar com a segurança alimentar global. Ele destacou a importância de estender a mão para uma ação solidária mundial, lembrando que milhões de pessoas ao redor do mundo ainda sofrem com a fome e a desnutrição.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, também celebrou a iniciativa: “Este é um passo muito importante para Goiás e para o Brasil no cenário internacional. A oportunidade de abrir mercado para a Índia deste produto de alto valor agregado fortalece a posição de Goiás no mercado global de leguminosas, ao mesmo tempo em que colaboramos com o combate à fome e à desnutrição em uma nação tão importante".



Tags: #GoiásNa #Faija #No #EmbrapaCerrados #Seg #ExportaçãoBrasileira #Agroneg #InovaçãoAgricola #Agri #RonaldoCaiad #ÍndiaBr #Mercearia #AlimentosNutritivos #Tecnólogos #AgroIno #Pró #PulsesCo #Desenho #O que #Comércio Exterior #Nutric #Tr