CIDADES · 09/09/2019
Governo de Goiás assina termo de cooperação de políticas públicas para segurança das mulheres
“É meta nossa dar segurança às mulheres do nosso Estado”, reforçou Caiado. A solenidade contou com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge
Lucas Diener/Governo de Goiás
Por Tribuna Livre Goiás
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), assinou na última sexta-feira (6/9) um termo cooperação para implementar no estado o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida, conhecido como Frida, que visa garantir políticas públicas em defesa das mulheres. A ferramenta foi criada para prevenir e enfrentar crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher e vulneráveis. A solenidade contou com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
“No ano passado, Goiás atingiu um dos primeiros lugares em ranking dede violência contra mulheres. Esse tem sido um ponto que tenho discutido muito e pedido ações concretas da nossa Secretaria de Segurança Pública, a quem devo elogios pela derrubada de todos os índices de criminalidade em Goiás. É meta nossa dar segurança às mulheres do nosso Estado”, reforçou o gestor estadual.
O Frida é composto por duas fases importantes. Na primeira, serão disponibilizadas 19 perguntas e uma escala de classificação da gravidade de risco. E a segunda parte consiste em perguntas destinadas a avaliar as condições físicas e emocionais da mulher e as condições objetivas, para prevenção do agravamento da violência em curto prazo.
Para Raquel Dodge, o formulário ajudará a definir qual a vítima sob maior risco, se já sofreu muitas ameaças ou a que, apesar de ter sido vítima disso apenas uma vez, foi ameaçada de um modo mais incisivo. Além disso, dos dados apontam os bairros onde há mais violência contra mulher. “São dados objetivos que permitem ao governador do Estado, ao seu secretário de Segurança Pública, a toda a comunidade da Segurança Pública que definam onde interferir mais celeremente”, afirmou a procuradora-geral.
Presenças
Também estiveram presentes na assinatura do acordo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes; presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo; procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e presidente do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União), Paulo Cezar dos Passos; presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Moacir Gonçalves Moreira Neto; secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda; comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Renato Brum; delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Odair José Soares; coordenador de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional, promotor André Luís Ribeiro Duarte; procurador-geral do Município de Goiânia, Breno Kelvis; delegada especializada no atendimento à mulher, Paula Meotti; dentre outras autoridades.