CIDADES · 12/09/2019
Número de queimadas em Goiás já é 25% maior em relação ao mesmo período do ano passado
O número é ainda mais alarmante: em todo o país, a alta registrada foi de 82% em relação ao ano anterior
Reprodução/CBMGO
Por Núbia Ferreira
O número de queimadas em Goiás já 25% maior que em relação ao mesmo período em 2018. Somente nos primeiros 20 dias de agosto já foram registradas 1.320 ocorrências de incêndio. O Corpo de Bombeiros atuou em 5.452 focos de incêndio de janeiro até agora.
Se o aumento no número de queimadas em Goiás já foi grande, este dado é ainda mais alarmante no Brasil. Conforme dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas tiveram alta de 82% em relação ao ano passado.
Em 2018, entre janeiro e agosto, foram registrados 39.194 focos de incêndio, este ano o número praticamente duplicou, foram um total de 71.497, computados no mesmo período. Grandes casos de incêndio tiveram repercussão na mídia, como o incêndio na Amazônia e no Parque Nacional das Emas, onde mais de 6 mil hectares foram queimados.
Em época de seca é comum ver casos de queimadas em todo o Brasil, a alta temperatura e longo período sem chuvas elevam o risco de incêndio. Para evitar o incêndio é importante não jogar fósforos ou pontas de cigarro perto de florestas ou campos. Ainda é necessário não colocar fogo em lixos e soltar balões.