POLÍTICA · 12/09/2019
"O Brasil precisa das mulheres na política", diz senador Luiz do Carmo em entrevista ao Tribuna Livre
Ele é idealizador do 2º Simpósio "A importância da mulher na construção de um parlamento democrático", que ocorrerá, gratuitamente, no dia 26 de setembro, em Goiânia. Dentre outras autoridades, evento conta com as presenças da ministra do STF, Cármen Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge
Reprodução/facebook @luizdocarmo
Luiz do Carmo e a vereadora Léia Klébia, que também estará no evento (registro feito durante atos de campanha em 2018)
Por Thyélen Lorruama
Ocorre no próximo dia 26, em Goiânia, o 2º Simpósio "A importância da mulher na construção de um parlamento democrático". O projeto, idealizado pelo senador Luiz do Carmo (MDB), tem por objetivo promover uma maior participação das mulheres no Legislativo, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. O evento é gratuito!
"Quando eu assumi a cadeira do Senado eu pensei em só fazer projetos bons, trabalhar em prol de Goiás e do Brasil. E uma das coisas que eu percebi lá foi a falta de mulheres na política. Então eu criei um projeto que destina 30% das vagas do Poder Legislativo para mulheres e é esse o tema central do Simpósio", explica o senador ao Tribuna Livre Goiás.
Durante a entrevista, ele exemplificou que o Congresso Nacional, as Câmaras, o ambiente político de modo geral, ainda é muito machista. E o projeto visa mudar esse cenário, colocando as mulheres no parlamento brasileiro."Temos essa necessidade", ressalta. "Nós precisamos mobilizar as pessoas, por meio desse simpósio, e mostrar ao Congresso e ao Senado que esse projeto é bom".
Atualmente, a proposta (PL 2.235/2019) está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal para ser votado. "A hora que ação popular as mulheres chegar aos senadores e deputados é mais fácil de o projeto ser aprovado. Faremos simpósios até vencer a batalha", conclui.
2º Simpósio "A importância da mulher na construção de um parlamento democrático"
O simpósio ocorrerá no dia 26 de setembro, no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também conhecido como CCON, em Goiânia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo seguinte endereço: https://www.even3.com.br/maismulheresnapolitica/
A mesa de palestrantes será composta por 12 mulheres, entre elas a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Delaíde Miranda, as deputadas federal e estadual, Flávia Morais e Adriana Accorsi, a vereadora de Goiânia Léia Klébia e a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Ariana Garcia.
Diversos órgãos públicos e instituições se prontificaram a integrar o projeto, sendo eles Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça, Defensoria-Pública, Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Federação Goiana de Municípios, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Goiás), Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Goiás, Senado Federal, Interlegis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Faculdade Universo Salgado, Instituto Federal Goiano, Instituto Federal de Goiás (IFG), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Câmara Municipal de Goiânia, Conselho Estadual da Mulher e União Brasileira de Mulheres.
A primeira edição do evento ocorreu no dia dia 27 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília. Saiba mais sobre o projeto aqui.