POLÍTICA · 15/09/2019
A convite de Caiado, ministro da Cidadania lança em Goiás programa “Município Mais Cidadão”
Programa é inédito no Brasil e tem por objetivo beneficiar as regiões mais carentes, como o Nordeste goiano. Cavalcante será o primeiro município a receber os recursos do “Município Mais Cidadão”

Reprodução/Governo de Goiás
Por Thyélen Lorruama
Foi lançado neste sábado (14/09), em Cavalcante, o “Município Mais Cidadão”, um programa inédito do Ministério da Cidadania que visa beneficiar as regiões mais carentes do País. O lançamento foi feito pelo ministro Osmar Terra, a convite do governador Ronaldo Caiado (DEM). “O Nordeste Goiano é nossa prioridade número um. Estamos aqui a convite do governador, que tem forte influência e prestígio em Brasília”, disse o ministro, que foi colega de Caiado na época em que ambos exerceram mandato na Câmara dos Deputados.
O “Município Mais Cidadão" chega primeiro em Cavalcante, considerada pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômico Mauro Borges (IMB) como cidade mais vulnerável socialmente. Em seguida, outras nove cidades serão beneficiadas com os recursos, sendo elas: Amaralina, Campinaçu, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás.
“São mais de dez ações que envolvem diversas áreas do ministério, como esporte, cultura e assistência social, e vamos direcionar para aqueles municípios que mais precisam. Em parceria com as prefeituras e Sistema S, nossa meta é gerar impacto nessas comunidades, com a promoção de festivais de música, dança, olimpíadas municipais, inclusão das pessoas com deficiência, além de outras iniciativas que gerem renda”, explicou Terra durante reunião com o governador e com os prefeitos da região.
Caiado pretende acabar com as desigualdades regionais em Goiás
Na solenidade, Caiado reforçou que o compromisso da sua gestão é acabar com as desigualdades regionais em Goiás. “Vamos trazer para essa região tudo o que sempre foi prometido e nunca chegou: infraestrutura, energia de qualidade, rodovias, FCO [Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste] e incentivos fiscais. Governamos para todos os goianos e, neste primeiro momento, vamos priorizar, em nossas ações, aquelas regiões mais carentes, que precisam do Estado.”
A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, que também estava no evento, adiantou que os técnicos da Pasta Federal estarão nos próximos dias em Cavalcante para fazer o levantamento das vulnerabilidades e demandas da população. “Neste mês de setembro já entramos com o planejamento. Acreditamos que, até o final deste ano, conseguimos liberar os recursos necessários para sanar os problemas detectados”, informou.
Para Josemar Saraiva, prefeito de Cavalcante, o programa chega à cidade como oportunidade para o município "sair da miséria". Ele explicou também que o orçamento do Executivo local é limitado para investir nas principais demandas da população. “Quase 70% das nossas receitas estão comprometidas com a folha de pessoal. Por isso, essas intervenções do Estado são tão importantes para nós”, frisou, elogiando o governador. “Quando recebemos a notícia de que Cavalcante era o município mais pobre, ficamos muito tristes. Mas hoje o governador vem aqui e traz o ministro [Osmar Terra] com essa notícia tão boa. Estamos saindo da miséria”, comemorou Josemar.
*Com informações da Assessoria do Governo de Goiás
Tags: governo de goiás ronaldo caiado projeto inédito “município mais cidadão” ministério da cidadania regiões carentes
Leia também







