Goiânia, 21/11/24
Tribuna Livre Goiás
POLÍTICA · 16/09/2019

"Estamos trabalhando para que os Kalungas vivam com a máxima dignidade", diz Caiado em visita à Romaria do Vão do Moleque

Governador reforçou o compromisso com o desenvolvimento da região e anunciou que o Caminhão Itinerante da Saúde do Estado, que será lançado em breve, vai começar os atendimentos por Cavalcante, onde ocorre o tradicional evento


Octacilio Queiroz/Governo de Goiás

Por Thyélen Lorruama

O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou, neste domingo (15/9), da Romaria do Vão do Moleque, em Cavalcante, no Nordeste Goiano; um tradicional festejo que ocorre anualmente, entre os dias 10 e 16 de setembro, na comunidade kalunga. Durante o evento, Caiado anunciou novidades para a região, além de reafirmar o compromisso com a cultura do interior goiano. 

“É uma romaria que é realizada há 300 anos e é carregada de simbolismos e de história. O nosso governo tem o intuito de preservar a cultura do interior e levá-la para ser conhecida na capital e não o contrário”, enfatizou o governador logo após a missa realizada para Nossa Senhora do Livramento, a santa dos quilombolas que residem em Cavalcante.

“O trabalho aqui foi iniciado pela primeira-dama e nós vamos dar continuidade. Vamos buscar o apoio de amigos empresários e todos que se sensibilizam para dar melhor qualidade de vida, não só para as crianças, mas para toda a comunidade”, reforçou o gestor estadual.

Durante o trajeto de mais de 70 quilômetros de terra que separam Cavalcante do povoado Vão de Moleque, o governador anunciou que, em breve, estará em operação no estado um caminhão itinerante da Saúde. “O Nordeste Goiano tem uma carência muita grande. Nós não temos na região os exames que são obrigatórios, para fazermos nas mulheres, a partir dos 50 anos, em relação ao câncer de mama, o câncer de colo de útero, que são os mais frequentes e, quando diagnosticados precocemente, as pessoas têm uma melhor qualidade de vida. Há cura quando tem tratamento correto”, explicou ainda.

Participaram também os secretários estaduais Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Valéria Torres (Comunicação), Andrea Vulcanis (Meio Ambiente), Edival Loureço (Cultura), além do prefeito de Cavalcante, Jozemar Freire, da primeira-dama Isabel Lustosa, da vice-prefeita, Celiara Cristina, do presidente da Associação Quilombo Kalunga, Vilmar Souza, do líder comunitário Joaquim Mochila, e outras lideranças políticas, religiosas e da comunidade.

Líder kalunga comemora visita de Caiado à Romaria

Caiado recebeu convite para participar do evento em julho deste ano, quando foi visitado pelo líder da região, Joaquim “Mochila”. “Fui lá no Palácio, em Goiânia, fazer o convite e ele aceitou”, testemunhou. “É a primeira vez que um governador chega aqui pela estrada de terra e não de helicóptero ou avião”, emendou o presidente da Associação Quilombola Kalunga, Vilmar Souza.

A festa do Vão do Moleque atrai em média 4 mil pessoas durante seis dias de setembro. Segundo o secretário estadual de Cultura, Edival Lourenço, esta é uma tradição que remonta ao ciclo do ouro, quando as famílias de ex escravos se refugiaram na região. “A própria geografia os protegia dos senhores de escravos. A chegada do governador hoje, aqui, para assistir a procissão é uma afirmação de que o governo do Estado se importa e valoriza a cultura da comunidade”, ressaltou.





Tags: governo de goiás romaria do vão do moleque cavalcante kalungas