CIDADES · 17/09/2019
Governo de Goiás implanta ações para evitar o racionamento de água em Goiânia e região metropolitana
Além da liberação da barragem em Santo Antônio, o governo traça outras estratégias para garantir o abastecimento de água.
SEMAD
Barragem em Santo Antônio de Goiás
Por Núbia Ferreira
O Governo de Goiás, por meio da Semad, está implementando ações emergenciais para evitar o racionamento de água em Goiânia e região metropolitana. Nesta segunda-feira (16/9) foi aberta uma segunda represa para auxiliar no reequilíbrio na vazão do Rio Meia Ponte. A abertura aconteceu por meio de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
A barragem fica em Santo Antônio de Goiás e deve ajudar a reequilibrar a vazão do Rio Meia Ponte em níveis acima de 1.500 litros por segundo, que seria ideal para evitar o racionamento de água na região metropolitana de Goiânia.
Além das medidas já adotadas, o governo conta ainda com 72 represas acima de 2 hectares cadastradas para possíveis aberturas das comportas. A abertura deve acontecer caso seja detectada nova redução na vazão.
O governo também determinou que outorgas de captação sejam reduzidas em 50% e que o horário de irrigação nas propriedades que ficam na Bacia do Meia Ponte seja escalonado de acordo com o volume médio de vazão das últimas 24 horas. Além disso, são realizadas campanhas de conscientização contra o desperdício da água.