Goiânia, 21/11/24
Tribuna Livre Goiás
SAÚDE · 20/09/2019

Mais um caso de sarampo é registrado em Goiás

Este já o quarto caso confirmado após o surto da doença.


Reprodução

Por Núbia Ferreira

Mais um caso de sarampo foi confirmado em Goiás nesta quinta-feira (19/9), com este já é o quarto caso no Estado. A doença foi contraída por uma mulher fora do estado, ela mora em Posse, no nordeste goiano. 

Este é o quarto registro da doença, que é considerada de alto contágio. O primeiro caso foi registrado por um homem, de 45 anos, em Goiânia, ele teria contraído também fora do estado. O segundo caso foi o registro na mesma família, onde a doença foi contraída por um bebê de 1 mês, que teve contato com o adulto. O terceiro caso foi registrado em Alto Paraíso, também no nordeste goiano. 

Apesar de vários casos suspeitos de sarampo, o estoque de vacinas em Goiânia acabou, e a previsão de chegada de novas doses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é somente na segunda quinzena de outubro. 

De acordo com a Secretaria de Saúde Goiás, um Plano de Contingência da doença em Goiás está sendo executado. Confira a nota divulgada:

“Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde  – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.”


Tags: sarampo goiás casos confirmados surto doença