FAMOSOS · 22/10/2019
Dietas milagrosas e compulsão alimentar: o que aprendemos com Mayra Cardi e Cleo Pires?
A ex-BBB Mayra Cardi lançou na internet produto que prometia uma “microbiota do magro”, ao mesmo tempo em que a atriz Cleo Pires falou sobre ganho de peso e compulsão alimentar

Divulgação
Para a nutricionista Janaína Macedo, a compulsão alimentar é assunto sério e até impulsionado pelas dietas milagrosas
Por Redação Tribuna Livre
Na última semana, duas famosas atraíram a atenção na internet. De um lado, a ex-BBB Mayra Cardi, que lançou um produto detox que contaria com uma suplementação para ter a “microbiota do magro”, ou seja, colonizar o intestino com bactérias presentes nas pessoas magras. De outro lado, a atriz Cleo Pires veio a público se pronunciar sobre a compulsão alimentar e a depressão que a fizeram ganhar 20 kilos e ser alvo de comentários maldosos. Para a nutricionista e Lider Coach em Nutrição Janaína Macedo, a compulsão alimentar é assunto sério e até impulsionado pelas dietas milagrosas, como a ‘microbiota do magro’, uma solução sem embasamento científico.
“Detox é milagroso? Não. Todos nós precisamos de um detox. Mas, às vezes a pessoa olha o estereótipo da Mayra e acredita que com o produto vai conquistar aquele corpo. Mas o que temos comprovação científica é que apenas com o teste do microbioma intestinal, conseguimos identificar as bactérias de cada organismo e modular probióticos totalmente individualizado, mas o intestino tem seu próprio sistema nervoso e volta a reproduzir as bactérias com as quais cada um de nós já nascemos. As pessoas compram na esperança de um milagre, mas ainda que consiga emagrecer, não conseguirá se manter emagrecida se não mudar seus hábitos”, explica a nutricionista.
E é no anseio por soluções rápidas e fáceis que as pessoas se submetem a dietas milagrosas e rápidas que, quando terminam causam o efeito rebote e podem, inclusive, deflagrar uma compulsão alimentar. “Às vezes, vemos as atrizes e não sabemos o que está acontecendo no emocional delas, por trás daquele corpo bonito. A Cleo está falando justamente desse desespero pela estética a qualquer custo e está passando pelo efeito rebote, após tantos anos refém de dietas milagrosas, como o próprio programa da Mayra, que ela realizou no início do ano passado. Com a idade, nosso metabolismo não é mais o mesmo e uma hora o corpo cobra”, explica Janaína.
Como manter o peso perdido então?
Não adianta ter o corpo bonito ou um estereótipo saudável sem ter o estilo de vida saudável porque é ele que nos mantém, durante muito tempo, no caminho certo. Como profissional de saúde, Janaína orienta a seguir o caminho da reeducação alimentar, mesmo que seja mais longo, pois é o mais duradouro. “Ninguém muda o hábito alimentar em uma dieta maluca de um mês, o hábito é mudado aos poucos e leva de três a seis meses com determinação e disciplina para mudarmos o estilo de vida. Além disso, para cada quilo de gordura perdido é necessário um mês de reeducação para o corpo entender como tudo está funcionando metabolicamente e manter aquele peso.
Fato é que não existe milagre e cada um de nós escolhe como vai descobrir isso. Se é da maneira correta, correndo atrás com disciplina e determinação para mudar os hábitos ou da maneira ruim que é com o efeito rebote, como a Cleo descobriu. Ninguém faz uma dieta restritiva, emagrece 15 ou 20 kilos e continua magro. O grande desafio é manter-se emagrecido e para isso é preciso determinação e disciplina para mudar a mente para conquistar hábitos de vida saudáveis”, finaliza.
Tags: saúde alimentação Mayra Cardi Cleo Pires nutrição dietas
Leia também
.jpg)





.jpeg)
