Goiânia, 02/04/25
Tribuna Livre Goiás
CIDADES · 21/11/2019

Após operação contra fraudes em certificações, Corpo de Bombeiros de Goiás tem novo comandante

Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos assume cargo interinamente, após coronel Dewislon Adelino Mateus, citado nas investigações, pedir afastamento da função


Reprodução

Por Thyélen Lorruama

Foi anunciado na tarde desta quinta-feira, 21 de novembro, o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO). O cargo será assumido interinamente pelo coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. 

O comunicado foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), por meio do perfil oficial no Twitter, após deflagrada a Operação, Desconformidade, que investiga bombeiros militares envolvidos em esquema de fraudes em certificações. 

Após ser citado, o até então comandante-geral dos Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, pediu afastamento da função. Outros cinco militares do alto escalão da corporação, que também são investigados, também deixaram suas funções.

"As que realmente, ao concluirmos que estão envolvidas, serão punidas. As que provarem inocência, retornam ao cargo. Essa é a posição do governo, com total tranquilidade", escreveu Caiado. 

Operação Desconformidade

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), realizou nesta terça-feira (19/11) a Operação Desconformidade.

Ao todo foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária contra empresários envolvidos em um esquema de facilitação na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros de Goiás. Também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e instalações militares.

Conforme apurado pelo Gaeco, somente na Rua 44 foram identificados pagamento de benefícios ao grupo por parte de 145 comerciantes. Também foi descoberto que grandes empreendimentos fizeram parte do esquema criminoso, obtendo facilidades para emissão e renovação de Cercons. Somente em um caso, foi arrecadado com as certificações fraudulentas cerca de R$ 500 mil. As investigações continuam.

O que diz o CBMGO

Na manhã desta quinta-feira (21/11), o Corpo de Bombeiros informou, por meio de nota, o afastamentos dos seis militares investigados. "A decisão toma por base a postura de transparência da corporação e tem por objetivo trazer ainda mais independência e credibilidade à investigação na qual os nomes dos bombeiros militares são mencionados", diz o texto. 

Leia na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás informa o afastamento temporário dos seis bombeiros militares citados em denúncia da Operação Desconformidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO). 

A decisão toma por base a postura de transparência da corporação e tem por objetivo trazer ainda mais independência e credibilidade à investigação na qual os nomes dos bombeiros militares são mencionados. Desde o início das investigações, a corporação se colocou voluntariamente à disposição das autoridades, colaborando e prestando as informações necessárias ao esclarecimento das denúncias.

O Corpo de Bombeiros Militar reitera seu estrito compromisso com a transparência e com os parâmetros legais impostos pelo Estado de Direito, repudiando veementemente desvios de conduta ou atividades que possam ferir os princípios da legalidade e da moralidade que venham a ser cometidos quando do exercício das suas atividades. 


Tags: CBMGO Governo de Goiás investigações Operação Desconformidade