POLÍTICA · 06/12/2019
Aliança pelo Brasil, novo partido de Bolsonaro, é registrado em cartório
De acordo com 2º vice-presidente da sigla, Luiz Felipe Belmonte, o partido se pautará pelos “princípios cristãos”
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Por Thyélen Lorruama
O novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil, foi registrado em cartório nesta quinta-feira, 5 de dezembro. O responsável pelo registro foi o 2º vice-presidente da sigla, Luiz Felipe Belmonte, que defende que o partido se pautará pelos “princípios cristãos”.
Bolsonaro criou o partido, que deve ser presidido por ele, após assinar carta de desfiliação do PSL, partido pelo qual foi eleito. A nova legenda foi lançada no dia 21 de novembro, durante reunião em Brasília.
No entanto, para que o novo partido seja reconhecido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será necessária a coleta de 500 mil assinaturas de apoiadores, em pelo menos nove estados.
Assinaturas eletrônicas
O TSE decidiu, na última terça-feira (3/12), reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. Com a decisão, o registro do Aliança pelo Brasil junto ao tribunal pode ser acelerado.
Mesmo com a decisão, não há prazo parta que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar o reconhecimento das assinaturas eletrônicas. A medida ainda será regulamentada, porém não deve valer para as Eleições 2020.