GASTRONOMIA · 17/12/2019
Alimentação: Dicas para não por tudo a perder nas festas de fim de ano
Para o nutrólogo Ribamar Cruz, manter a regularidade das refeições, não ir para os eventos com fome e se hidratar muito pode ajudar a não enfiar o pé na jaca nesse período
Reprodução
Por Redação Tribuna Livre
Chegou a época mais temida do ano por aqueles que vivem em guerra com a balança ou mesmo que anseiam por uma alimentação mais saudável. São elas, as festas de fim de ano. Amigos secretos, confraternizações, ceias, família em casa, viagens, enfim, tudo isso é normal, inevitável e o pior: não tem como fugir.
Mas, há dicas que podem ajudar quem de fato não quer enfiar os dois pés na jaca e perder tudo que foi construído, com muito suor e dedicação, durante todo o ano. Para o nutrólogo e especialista em emagrecimento saudável, Ribamar Cruz, não é impossível manter o foco durante esse período de festividades, mas é preciso estar decidido.
"A primeira e mais importante dica é controlar os pensamentos sabotadores. Afinal, quem está no comando é você. Porém, existem algumas estratégias que podem te ajudar, como, por exemplo, manter a regularidade das refeições", explica o médico.
Nesse período, conforme discorre Ribamar, é comum as pessoas pularem as refeições para compensar algum excesso. "'Ah, vou deixar de fazer esse lanche, porque ai posso comer um pouco mais na confraternização mais tarde'. E isso é muito errado. O certo é nunca ir com fome para esses eventos. Porque mesmo que você se sinta tentado a sair um pouco do planejamento alimentar, vai comer muito menos do que se estivesse com fome", destaca ele.
Outra dica muito importante, segundo é nutrólogo é manter a hidratação em dia, ou seja, beber muita água. "Geralmente, esses encontros no fim do ano estão associados ao consumo de bebidas alcoólicas e quanto mais você se hidratar menos será o efeito adverso do álcool no corpo", conta Ribamar Cruz.
Além do que se hidratar, de acordo com o profissional, pode sinalizar ao cérebro a sensação de alimentação. "Ou seja, você fica mais saciado quando se hidrata".