CIDADES · 13/02/2020
Mais de 40% dos selecionados para a CNH social já fizeram matrícula, diz Detran
Candidatos classificados devem realizar a matrícula, em duas etapas, até o dia 21 de fevereiro
(Foto: Reprodução)
Por Leicilane Tomazini
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou, na última terça-feira (12), o balanço dos matriculados no Programa CNH Social. Até o momento da publicação, 40% dos 2.010 selecionados tinham efetuado a matricula. A lista dos candidatos contemplados foi divulgada pelo órgão no dia 6 deste mês.
Os candidatos classificados devem realizar a matricula até o dia 21 de fevereiro. A primeira etapa consiste em entrar no site do Detran e emitir o documento de selecionado. Em seguida, o interessado deve dirigir-se a uma agência do Vapt-Vupt para efetuar a matrícula. Realizadas as etapas, o candidato será encaminhado à clínica para realização dos exames psicológico e físico.
O Detran reforça que aqueles que não cumprirem o prazo definido pelo governo ou não apresentarem a documentação necessária serão desclassificados. Outro ponto que o órgão ressalta, é que, caso as vagas não sejam preenchidas, uma lista com reservas deverá ser publicada no dia 27 de fevereiro, numa segunda chamada.
CNH Social
A CNH Social é um projeto totalmente gratuito, criado com o objetivo de favorecer a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, por meio do financiamento de um número restrito de CNHs, na categoria “B”.
O programa prevê a isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), exames médicos e psicológicos, licença de aprendizagem, inclusão de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), cursos teórico e prático e agendamento de provas teórica e prática (incluindo até três retestes).
Atualmente, o processo para se obter a CNH custa, em média, R$ 1,3 mil para a categoria A e R$ 1,6 mil para a B, sem considerar possíveis retestes.