SAÚDE · 14/02/2020
Hemocentro intensifica campanha de doação de sangue no Carnaval
Feriado é período crítico nos bancos de sangue da Hemorrede Pública do Estado de Goiás, em virtude do aumento do número de acidentes nas estradas
(Foto: Reprodução)
Por Leicilane Tomazini
Com o feriado de Carnaval se aproximando, o Hemocentro intensificou a campanha de doação de sangue em Goiânia e no interior. Isto porque, trata-se de um período crítico nos bancos de sangue da Hemorrede Pública do Estado de Goiás, em virtude do aumento do número de acidentes nas estradas.
“Tanto em Goiânia quanto nas unidades do interior os estoques precisam ser reforçados e, por isso, a partir desta semana, será intensificada a campanha em todo o Estado para que a população vá até uma unidade da Hemorrede para fazer uma doação. Além do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, que fica na Av. Anhanguera, em Goiânia, os doadores podem procurar as unidades do Hemocentro nas cidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis”, informou o Hemocentro.
Por mês, as nove unidades atendem uma demanda de cerca de 3,1 mil bolsas de sangue em todo o Estado, conforme informou a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart. Ela ressalta, no entanto, que, em alguns períodos do ano, o número de doadores não é suficiente para atender esta demanda, e aí a necessidade de campanhas de doação.
A diretora reforça que o maior desafio para a Hemorrede é manter o estoque de todos os tipos de sangue, principalmente dos grupos com fator Rh negativo e de outros fenótipos mais raros. Ela explica que no Brasil há maior incidência de sangue dos grupos A e O positivos e, consequentemente, a maior demanda desses tipos de sangue. "Infelizmente, não há nenhuma tecnologia que substitua o sangue humano. Pedimos às pessoas que são doadoras que falem sobre isso nas suas famílias, grupo de amigos e nos ajudem a desmistificar esse procedimento e, com isso, motivar cada vez mais pessoas a serem doadores regulares. Muitas pessoas não são doadoras por medo do procedimento", afirma.
O Hemocentro estimou que se 4% da população brasileira doasse sangue não haveria déficit nos bancos de sangue.
Quem pode doar?
Para doar sangue a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação.