Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e
BRASIL · 16/04/2020
Presidente Jair Bolsonaro demite Mandeta e Nelson Teich será nomeado ministro
'Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão', diz Mandetta
Por Miriam Barbosa
O presidente da republica, Jair Bolsonaro demitiu nesta 5ª feira (16.abr.2020) Luiz Henrique Mandetta e nomear o oncologista Nelson Teich para o cargo de ministro da Saúde. Bolsonaro acabou de chamar Mandetta ao Palácio do Planalto para a conversa derradeira e bateu o martelo sobre esse assunto.
Mandetta usou a pouco o Twitter para falar da demissão e agradecer aos auxiliares da Saúde que caminharam com ele.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta.
Quem é Nelson Luiz Sperle Teich
Nelson Teich nasceu no Rio de Janeiro, médico, se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Foi sócio no MDI Instituto de Educação e Pesquisa. Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Entre 2010 e 2011, Teich, que é doutor em Ciências da Saúde - Economia da Saúde pela Universidade de York, do Reino Unido, prestou consultoria nesta área no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
A médica Angélica Nogueira, diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)vê a indicaçao com otimismo e enfatiza que,Nelson Teich é muito político, técnico, científico e um exímio negociador."Numa eventual transição, sua chegada pode ser positiva, por ser tratar de um profissional tecnicamente preparado e que poderá promover uma boa comunicação entre o Planalto e o Ministério da Saúde" Diz
"O Nelson é dos principais oncologistas do país e é um grande empresário, empreendedor e gestor de saúde. Seu momento atual é de dedicação a causas públicas", , acrescenta.
Sobre o Coronavirus
o oncologista publicou na rede profissional LinkedIn alguns artigos sobre o coronavírus. Em um deles, intitulado "COVID-19: Histeria ou Sabedoria?", comenta sobre a polarização que tomou conta do Brasil no momento.
"A discussão sobre as estratégias e ações que foram definidas por governos, incluindo o brasileiro, para controlar a pandemia de covid-19 mostra uma polarização cada vez maior, colocando frente a frente diferentes visões dos possíveis benefícios e riscos que o isolamento, o confinamento e o fechamento de empresas e negócios podem gerar para a sociedade", escreveu.
"Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento. Além do impacto no cuidado dos pacientes, o isolamento horizontal é uma estratégia que permite ganhar tempo para entender melhor a doença e para implantar medidas que permitam a retomada econômica do país."
Sobre o Sistema de Saúde e o Brasil", salienta que o isolamento horizontal, ao contrário do que defende Bolsonaro, é a melhor estratégia para o momento.
Agora pouco, o Presidente jair messias Bolsonara apresentou a empresa o subistitudo do Luiz Henrique Mandetta.